Influência da acústica na produtividade do trabalho

A produtividade do trabalho é um fator fundamental para a economia e sustentabilidade das empresas.

Existe uma necessidade de manter os indivíduos que trabalham em equipa motivados no ambiente de trabalho em que se encontram inseridos. Em espaços isolados, existe uma maior facilidade de concentração e o ruído não influencia a produtividade. No entanto, em ambientes de trabalho com mais de dois colaboradores, é importante que o tratamento acústico seja valorizado com o objetivo de um aumento no conforto e desempenho, garantindo uma melhor comunicação entre todos.

Já pensou que a acústica do espaço de trabalho poderá ser um dos motivos que altera a produtividade da sua equipa?

Situações como conversas cruzadas, atendimento de chamadas telefónicas no mesmo espaço e tempo, sistemas de ventilação, ruído de impressoras e tráfego rodoviário levam a uma perda da capacidade da produção com rendimento na execução de determinadas tarefas. Mais problemas que originam a diminuição ou perda de produtividade? Aqui.

As condições acústicas de um espaço são influenciadas pela quantidade de absorção sonora, não tendo o tempo de reverberação a caraterizar os espaços envolventes.

A acústica e o design são um ponto de partida para a resolução destas questões.

A acústica arquitetónica permite dar uma resposta às exigências de conforto. É um fator importante para a identidade da área de negócio. Em ambientes com presença de divisórias, existe a tendência para a presença de uma performance acústica mais satisfatória.

A acústica deve estar presente na idealização inicial da obra e não na sua fase de conclusão (embora ainda seja possível). Uma das grandes vantagens é a facilidade de limpeza e manutenção dos materiais. Trata-se de um investimento a longo prazo, dada a qualidade dos materiais, que garantirá um ambiente de trabalho confortável, funcional e mais produtivo.

Através da ACÚSTICA21, a CASTELHANO E FERREIRA dispõe de uma vasta gama de sistemas de condicionamento acústico constituída por painéis absorsores e difusores, tratando-se de uma solução completa e funcional destinada a vários tipos de espaços como auditórios ou escritórios. A flexibilidade destes sistemas permite dar continuidade a acabamentos como divisórias, portas, paredes e /ou mobiliário.

Necessita de soluções para o condicionamento acústico do seu espaço de trabalho?

CASTELHANO E FERREIRA, a formular o seu espaço.

Entre em contacto e descubra como o podemos ajudar. 📞✉️

castelhano-ferreira