Acústica para Bibliotecas

Qual o principal motivo pelo qual se sente bem numa biblioteca?

O silêncio. 🤫

Uma biblioteca é um local de tranquilidade, conforto e máxima qualidade acústica. Para que esta seja a melhor devem ser pensadas soluções para cada projeto arquitetónico. Para tal é importante:

  1. Conhecer a funcionalidade de cada biblioteca. Compete ao prescritor do projeto conhecer as características do espaço e encontrar as soluções mais adequadas ao mesmo de acordo com a sua utilidade futura.
  2. Garantir o isolamento acústico de cada ambiente. Deve ter em consideração os ruídos vindos do exterior e trabalhar a acústica para que não interfira com o ambiente interior.
  3. Permitir um espaço dedicado a trabalhos de grupo por exemplo, através da criação de salas com divisórias fixas e com elevados índices de isolamento acústico.
  4. Minimizar a reverberação de forma a promover o silêncio e o bem – estar.
  5. Utilizar os produtos que facilitam a estética da biblioteca e a tornam única ao mesmo tempo que garantem uma acústica perfeita como, por exemplo: nuvens acústicas, forros acústicos, mobiliário revestido a tecido, alcatifas, tectos perfurados, estores e elementos móveis decorativos de absorção.
  6. Optar por produtos acústicos com resistência ao fogo, de forma a prevenir adversidades no futuro.

Quando se deve pensar nestes aspetos? Durante a fase de projeto, adequando soluções funcionais e diferenciadoras à arquitetura do espaço.

O conteúdo foi útil? 🤔

Deixe-nos os seus comentários, abaixo ⬇ e obtenha um personalizado 100% gratuito, para o seu espaço. 😉

castelhano-ferreira.pt

Passe pelas nossas redes sociais, Facebook, Instagram e Linkedin e fique a par de todas as novidades e produtos que temos para si. 😊